Quais os benefícios de se participar de uma licitação?

A participação em processos de licitação tem diversos benefícios e se configura uma excelente oportunidade para as empresas. Isso porque, para adquirir bens e contratar serviços, a administração pública precisa realizar uma licitação, salvo raras exceções. Somente no ano de 2020, o Governo Federal gastou mais de R$ 33 bilhões em suas contratações, de acordo com dados do Portal da Transparência.
 
Desse modo, destaco três principais benefícios de se participar de uma licitação:
 
1. Por ser obrigatória a utilização de licitação nas contratações realizadas pelo poder público – exceto nos casos previstos em lei –, empresas que fornecem os mais variados tipos de bens e serviços podem participar dos certames. Assim, muito provavelmente as empresas, no geral, comercializam um produto ou prestam algum serviço que é de interesse da administração.
 
2. Além do grande número de licitações realizadas, outra vantagem da participação nestes certames é a garantia de pagamento. Antes de realizar uma contratação, a administração pública precisa garantir que terá dinheiro suficiente para realizar o pagamento dos fornecedores (a chamada Dotação Orçamentária). Portanto, o pagamento é garantido, mesmo que esse possa demorar algumas semanas, em razão dos trâmites internos obrigatórios.
 
3. Por fim, a terceira vantagem em participar de licitações é a facilidade. Atualmente, grande parte dos certames são realizados de modo online, não sendo necessário o deslocamento de representantes da empresa até o órgão responsável pela contratação, o que permite a participação em certames de diversas localidades.
 
Larissa Lemos é advogada no Escritório Batistute Advogados, especialista em Direito Público e Gestão Pública.
 

Voltar para Artigos
Compartilhe esse artigo