Veja 4 dicas para empresas que pretendem iniciar uma licitação

O mercado de licitação tem movimentado bilhões de reais, anualmente, sendo uma excelente oportunidade para as empresas que pretendem aumentar a comercialização de produtos e serviços e o faturamento. Contudo, antes de iniciar um processo como esse, é importante que a empresa se prepare para essa nova fase. E para ajudar nisso, separamos quatro dicas fundamentais para empresas que pretendem iniciar nas licitações.
 
Conheça as leis que regem as licitações: é de extrema importância que todos aqueles que participam de uma licitação busquem conhecer as leis que regem o procedimento. Assim, o primeiro passo é realizar uma leitura das Leis nº 8.666/93 e 10.520/2002, que tratam das normas gerais de licitação e do pregão, respectivamente.
 
Conheça o edital de licitação: o edital também traz diversos regramentos próprios, sendo fundamental sua leitura antes da apresentação de propostas no certame. Isso porque cada edital contém detalhes específicos que, se não observados, poderão acarretar na desclassificação ou inabilitação da empresa, causando a perda do que poderia ser uma excelente oportunidade.
 
Participe de licitações: a prática ainda é uma das melhores opções para entender como funcionam as licitações. Assim, inicie participando de certames de pequeno valor, na própria cidade ou região, e que tenham como objeto o fornecimento de bens ou a prestação de serviços iguais ou semelhantes aos que a empresa já está habituada. Assim, é possível entender melhor como funciona a fase de propostas e habilitação, como é realizada a entrega do bem ou a prestação do serviço para o poder público, as formas de pagamento, entre outras situações comuns na Licitação.
 
Conheça o mercado e a sua concorrência: tão importante quanto saber como é realizada uma licitação é conhecer as outras empresas que participam deste procedimento e que poderão se tornar suas concorrentes. Os órgãos licitantes, geralmente, divulgam em seus sites institucionais os resultados das licitações realizadas e os nomes das empresas contratadas ou registradas. Essas informações podem ajudar a verificar quais empresas prestam o mesmo serviço ou fornecem o mesmo produto, além dos preços que elas costumam praticar nas licitações. Tais informações podem auxiliar a empresa a definir quais as melhores estratégias para ser a vencedora da licitação.
 
E por fim, uma dica importante: Não se esqueça de contar com o auxílio de profissionais especializados na área, que poderão auxiliar a empresa em diversas situações que podem aparecer durante a licitação ou execução do contrato, em especial, o advogado especialista em licitação!
 
Larissa Lemos é advogada no Escritório Batistute Advogados, especialista em Direito Público e Gestão Pública.

Voltar para Artigos
Compartilhe esse artigo