Sou pequeno para ter uma Holding?

 
 
Olá.
 
Comumente sou questionado algo que também já pode ter passado por sua cabeça, qual seja:
Sou pequeno ainda para ter uma Holding? Está na hora de eu organizar meus bens e fazer sucessão familiar patrimonial?
 
Diante da relevância de tal assunto, resolvi comentar sobre isso contigo hoje. Meu nome é Jossan Batistute, titular do escritório Batistute Advogados, com foco no Direito Empresarial, Societário e Patrimonial.
 
Pensamento muito comum é achar-se pequeno para poder organizar seus bens e pensar na sucessão familiar patrimonial. Muitos até têm a dúvida, mas outros, mesmo não tendo a informação correta, equivocadamente tem certeza que não está no momento.
 
Mas daí eu lhe pergunto: Existe tamanho (de patrimônio, ou de complexidade empresarial/operacional) para ter um olhar inteligente sobre tudo isso?
Evidente que a resposta é NÃO!
 
Você não precisa esperar ter 50 ou 100 empregados para decidir legalmente proteger-se; não precisa esperar ter 5, 10 ou 20 imóveis para legalmente organizar-se; não precisa ter faturamento anual de 300 mil reais, 1 milhão ou 3 milhões para decidir legalmente economizar com tributos. Não existe tamanho para decidir por um cuidado adequado do seu patrimônio.
 
Criar uma empresa para organizar seu patrimônio é uma conduta inteligente e juridicamente muito aconselhável, vejamos alguns simples exemplos de economia tributária lícita que ocorre quando você decide pagar menos impostos, veja:
 
? IR sobre ganho de capital de 6% ao invés de 15%, 17,5%, 20% ou 22,5% (progressividade para pessoas físicas e empresas do Simples Nacional);
 
? A pessoa jurídica no lucro presumido paga tão somente 11,3% aproximadamente de IR, CSLL e PIS/COFINS sobre a receita se comparado aos 27,5% que a pessoa física paga;
 
? Num inventário os herdeiros gastarão entre 12% e 20% ou 25% do patrimônio herdado a título de tributos, custas cartorárias, taxas diversas, honorários advocatícios, etc. Já na operação inteligente e prévia, tais custos caem para algo entre 4% e 7%;
 
? Proteção patrimonial contra credores diversos ou terceiras pessoas quando toda a operação for feita dentro do previsto na legislação;
 
? Proteção contra decisões erradas dos herdeiros ou contra circunstâncias negativas da vida que podem ocorrer e que sejam alheias às suas vontades, etc.
 
Enfim, definitivamente não existe tamanho para se ter um olhar inteligente e uma postura segura sobre seu patrimônio e suas relações empresariais / operacionais.
 
Portanto, pense no assunto e reflita junto com sua família, bem como procure um profissional competente/adequado e de sua confiança.
 
Pense no hoje e no amanhã!
 
Abraços e até a próxima.
 
Jossan Batistute
Advogado desde 2002, especializado no Direito Empresarial, com foco na Organização
Patrimonial e no Direito Societário.
Professor em Programas de Pós-Graduação e Graduação.
Mestre em Direito Negocial pela U.E.L./PR – 2013.
Especialista/Pós-Graduado em Direito pela Escola Superior da Magistratura do PR - 2002.
Especialista/Pós-Graduado em Direito Empresarial pela U.E.L./PR - 2002/2003.
Especialista/Pós-Graduado em Direito Civil e Processo Civil pela U.E.L./PR - 2006/2007.
Graduado em Direito pela U.E.L./PR - 2002
E-mail: [email protected]

Voltar para Artigos
Compartilhe esse artigo